quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Prova do Senado 2012

Adorada por uns, odiada por outros. Essa é a Fundação Getúlio Vargas - FGV. A organizadora de provas, concursos, cursos de pós e cia realiza vários concursos, entre eles o Senado Federal. O último  realizado para a Câmara Alta ocorreu em 2012, para vários cargos, entre eles o de analista na área administração. Há uma esperança por parte dos concurseiros de plantão de que o certame volte a ocorrer em 2017, e, segundo conversa de corredores de cursinho, seja novamente a FGV (embora uma minoria de professores aposte suas fichas no Cespe).

Então, para animar a moçada, vamos colocar umas questões da seleção para analista - adminstrador do Senado. 

Divirtam-se com esse primeiro bloco:

1. O conhecimento de aprendizagem. Peter Senge propõe disciplinas de aprendizagem com um conjunto de práticas para construir a capacidade de aprendizagem nas organizações. A aprendizagem organizacional é feita a partir dessas cinco disciplinas capazes de fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para a mudança e a renovação contínuas. As disciplinas para a organização de aprendizagem estão abaixo relacionadas. Uma delas está ERRADA. Assinale-a.
a) Objetivo comum: é vital para a organização de aprendizagem, pois propicia o foco e a energia para o aprendizado. Na existência de um objetivo concreto e legítimo, as pessoas empenham-se e aprendem, pois estão engajadas numa identidade comum e num sentido de missão.
b) Aprendizagem em grupo: Quando há aprendizagem em grupo, além dos resultados notáveis do conjunto, há também o desenvolvimento em maior velocidade no sentido individual de seus membros.
c) Modelos mentais. É uma disciplina de reflexão e habilidades de questionamento. Focalizam o desenvolvimento de atitudes e percepções que influenciam o pensamento e a interação entre as pessoas. Ao refletirem, continuamente, falando a respeito e reconsiderando aspectos internos do mundo, as pessoas ganham mais capacidade de governar suas ações e decisões.
d) Pensamento sistêmico: É uma disciplina de execução. Por meio dela, as pessoas aprendem melhor por meio de processos individuais. Não lida com retroação. Trata-se de mudar os detalhes. Ancora-se no bestway da administração científica.
e) Domínio pessoal. é uma disciplina de aspiração. Envolve a formulação de um conjunto coerente de resultados que as pessoas desejam alcançar como indivíduos (sua visão pessoal) em um alinhamento realístico com o estado atual de sua vida (sua realidade atual). Aprender a cultivar a tensão entre a visão pessoal e a realidade externa aumenta a capacidade de fazer melhores escolhas e alcançar melhor os resultados escolhidos.

2. No que tange à gestão de recursos humanos, um dos métodos tradicionais de avaliação de desempenho simples baseia-se nas características extremas, que representam desempenhos altamente positivos (sucesso / pontos fortes) ou altamente negativos (fracasso / pontos fracos). Aponte-o.
a) escalas gráficas
b) avaliação 360 graus
c) comparativo
d) pesquisa de campo
e) incidentes críticos

3. Acerca da administração geral, NÃO é possível afirmar que
a) a organização que aprende é a que desenvolve uma capacidade contínua de adaptação e mudança por meio do aprendizado. Isso requer uma visão comum e estratégica que esteja na cabeça de todas as pessoas em termos tangíveis e compreensíveis para todas elas. São pessoas que transformam as visões e estratégias em ações específicas. E esse processo sempre requer uma mudança comportamental e o desenvolvimento gradativo de competências individuais de uma maneira constante e contínua. A organização de aprendizagem é recente na teoria administrativa e pode ser conceituada como "uma organização habilitada para criar, adquirir e transferir o conhecimento e modificar o seu comportamento, a fim de refletir o conhecimento e os insights novos". 
b) A adhocracia é o oposto da burocracia e significa uma forma organizacional livre e solta, totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em grupos interfuncionais cruzados. É indicada especialmente para organizações que trabalham com produtos tradicionais, insensíveis a mudanças tecnológicas, e que atuam em ambientes estáveis. 
c) O enriquecimento do cargo significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca, por meio do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação. 
d) O enriquecimento do cargo é uma maneira prática e viável para a adequação permanente do cargo ao crescimento profissional do ocupante. Consiste em aumentar de maneira deliberada e gradativa dos objetivos, responsabilidades e desafios das tarefas do cargo para ajustá-los às características progressivas do ocupante.
e) Com a criação de uma organização de aprendizagem realiza-se um crescente aumento do capital intelectual. Para criar uma organização que aprende, as empresas passam a depender cada vez mais de estilos de liderança renovadora de seus gerentes, se é que se deseja impulsionar e fazer crescer as pessoas e, assim, agregar qualidade, serviço, inovação, flexibilidade, agilidade e velocidade de maneira crescentemente crítica. 

4. O processo de planejamento estratégico NÃO é constituído pelos seguintes elementos: 
a) Presunção de certeza: dado que o desenvolvimento do planejamento se dá de maneira científica e participativa, a probabilidade de sucesso (ocorrência) é incrementada, caracterizando a desnecessidade de posterior acompanhamento, validação e reavaliação. 
b) Formulação do plano: um plano estratégico é um plano para ação. mas não basta apenas a formulação das estratégias dessa ação. é necessário implementá-las por meio de programas e projetos específicos. Requer um grande esforço de pessoal e emprego de modelos analíticos para a avaliação, a alocação e o controle de recursos. 
c) Análise dos públicos de interesse (stakeholders); Freeman estabeleceu as estratégias como um modelo de relacionamento e construção de pontes entre a organização e seus públicos de interesse (os stakeholders), destacando que somente quando se atende ás necessidades desse grupos é que se tem sucesso nas estratégias elaboradas. 
d) Presunção de certeza: dado que o desenvolvimento do planejamento se dá de maneira científica e participativa, a probabilidade de sucesso (ocorrência) é incrementada, caracterizando a desnecessidade de posterior acompanhamento, validação e reavaliação.
e) Análise da situação; na análise da situação se consideram os dados históricos relevantes sobre o mercado, a empresa e o produto. Faz-se uma análise de como o composto mercadológico tem sido usado, e tem-se uma visão de como a concorrência tem atuado. neste momento é imprescindível o bom uso da pesquisa de mercado.  

5. Tendo em vista os princípios da administração pública, é INCORRETO afirmar que
a) a publicidade dos atos, programa, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo, ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizam promoção pessoal de autoridade ou servidores públicos.
b) em função do princípio da impessoalidade, a Administração deve manter-se numa posição de neutralidade (imparcialidade), estando proibida de estabelecer discriminações gratuitas. As discriminações somente são possíveis em razão do interesse coletivo, uma vez que as gratuitas implicam abuso de poder e/ou desvio de finalidade.   
c) "Como condição à aquisição de estabilidade, o servidor está submetido à avaliação de desempenho por uma comissão constituída para essa finalidade." A afirmação não se relaciona com o princípio da eficiência. 
d) Princípio da motivação é aquele que vincula a Administração Pública a motivar todos os atos que edital, pois, quando atua, representa interesses da coletividade. é preciso dar motivação dos atos ao povo, pois ele é o titular da coisa pública. 
e) De acordo com o princípio da legalidade, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. 

Gabarito: 
46. d; 47. e; 48. b; 49. anulada; 50. c

Aquele abraço!


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