terça-feira, 13 de maio de 2014

Questões comentadas - Concurso IPEM RO 2013 - Administrador - Funcab (parte específica)


PROVA FUNCAB IPEM RO ADMINISTRADOR 2013 

            Taylor propôs a criação de uma ciência administrativa com a preocupação de racionalizar, padronizar e prescrever normas de conduta ao administrador. Para tanto, achava que o administrador devia seguir princípios, entre os quais o princípio:
            A) do planejamento, que consiste em verificar se o trabalho está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos.
            B) da hierarquia para distribuir de maneira vertical o poder e as obrigações dos operários.

            C) da execução, que procura substituir o empirismo e a improvisação do trabalho por métodos científicos.

            D) da unidade de comando, de tal forma que um operário possa obedecer, ao mesmo tempo, a dois chefes.

            E) do preparo, cujo objetivo é selecionar cientificamente o trabalhador.
 

Comentários:
            No mundo da Administração, há vários autores e vários princípios. Aqui, o foco é  Frederick W. Taylor (1856 – 1915), americano, fundador da administração científica, e autor de várias obras na área, entre elas Shop Management e Princípios de Administração Científica.

            Para Taylor, a gerência deve seguir quatro preceitos:

            * Princípio do planejamento: substituir o critério individual, a improvisação e a atuação empírica e prática do operário por métodos baseados em procedimentos científicos.

            * Princípio do preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e treiná-los para produzir mais e melhor. Preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional.

            * Princípio do controle: certificar-se de que o trabalho está sendo executado de acordo com os métodos definidos.

            * Princípio da execução: distribuir atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada.

            Taylor não faz referência aos princípios da hierarquia nem da unidade de comando (esse, aliás, é princípio defendido por Henri Fayol, e consiste no fato de cada empregado receber ordens de apenas um superior – e não dois!)

            Alternativa correta: letra “e”

(Idalberto Chiavenato. Princípios da Administração. Manole. 2012)

 

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            Segundo Fayol, as funções básicas de uma empresa são:

            A) planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

            B) planejar, organizar, dirigir e controlar.

            C) técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas.
            D) de marketing, comerciais, de RH, financeiras e de segurança.
            E) comerciais, técnicas, financeiras, contábeis e de segurança.
 

Comentários:

            Eis o famoso POCCC ou POC3. Chiavenato coloca previsão, organização, comando, coordenação e controle. Já Maximiano expõe planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

            Alternativa correta: letra “a”

(Idalberto Chiavenato. Princípios da Administração. Manole. 2012)
(Antonio Cesar Maximiano. Introdução à Administração. Atlas. 2008)

 

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            A afirmação que diz que cada empregado deve receber ordens de apenas um superior é conhecida como princípio da:

            A) unidade de direção.
            B) autoridade e responsabilidade.

            C) unidade de comando.
            D) divisão do trabalho.
            E) disciplina.
 

Comentários:

            A questão elenca alguns princípios desenvolvidos por Henri Fayol, engenheiro francês e fundador da Teoria Clássica (ele lançou 14 princípios lá no começo do Século XX).

            Vamos aos que estão na questão:
           * Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividade que tenham o mesmo objetivo.
            * Autoridade e responsabilidade: autoridade e o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. Responsabilidade é uma consequência da autoridade e acarreta o dever de prestar contas. Ambas devem estar em equilíbrio.

            * Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior.

            * Divisão do trabalho: especialização das tarefas e pessoas para aumentar a eficiência.

          * Disciplina: depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.

            Alternativa correta: letra “c”

(Idalberto Chiavenato. Princípios da Administração. Manole. 2012)

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          Um órgão público estuda a possibilidade de adotar, em uma de suas áreas, uma estrutura que combine a departamentalização funcional com a departamentalização por projetos ou produtos. Como resultado, essa área terá uma estrutura:
          A) linear, cuja maior vantagem é a flexibilidade do uso de recursos.
          B) matricial, que apresenta como desvantagem a dubiedade de comando.

          C) linha-staff, tendo como desvantagem o auxílio de especialistas aos órgão de linha.
          D) por unidade de negócios, cujo maior problema é a falta de autonomia.


          E) por cliente, que tem a vantagem de contribuir para a redução de custos. 


          Comentários:
          A estrutura matricial é utilizada em contextos instáveis. Nela, cada demanda recebida é tratada por um processo moldado para seu respectivo fim.
          A seu favor, podemos citar o compartilhamento flexível de recursos humanos e a adequação para decisões complexas. Entretanto, seu ponto fraco reside na ocorrência de dupla autoridade (o que pode provocar muita confusão na cabeça dos comandados) e a necessidade de os membros envolvidos possuírem habilidades e treinamento suficientes para lidar com as pessoas.
          Alternativa correta: letra “b”


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     A visão de que as organizações são constituídas por unidades interdependentes, além de manter interações constantes com o ambiente externo, é própria da teoria:
     A) sistêmica da administração.
     B) burocrática da administração.
     C) da administração científica.
     D) teoria clássica.
     E) de relações humanas.


     Comentários:
     Se você interage, você está dentro de um sistema. Estamos nos referindo à teoria (ou abordagem) sistêmica, cuja ideia central leva à conclusão de que a organização pode ser vista como um sistema que interage com seu ambiente.
     A abordagem sistêmica surge a partir da Teoria Geral dos Sistemas, de Ludwig Von Bertalanffy (um biólogo austríaco, lá pelos anos 50 do século passado...).
     Pode-se conceituar a abordagem sistêmica como uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas ciências a respeito de determinado objeto de pesquisa. É baseada na ideia de que um determinado objeto de estudo possui diversas dimensões e facetas que podem ser estudadas e entendidas por diversas ciências e que conceitos e princípios emanados de diferentes ciências podem ser empregados no estudo e compreensão de determinado fenômeno por determinada ciência (Wikipédia).
     Alternativa correta: letra "a"     
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Considerando o modelo de Frederick Herzberg sobre o comportamento das pessoas em relação ao trabalho, escolha a opção que apresenta apenas fatores motivacionais.
A) Salário, tarefa, ambiente físico, autonomia.
B) Trabalho, autonomia, ambiente físico.
C) Relacionamento com colegas, autonomia, salário.
D) Tarefa, responsabilidade e possibilidade de crescimento.
E) Benefícios sociais, relação com supervisor, salário.


Comentários:
Para Herzberg (autor da “Teoria dos Dois Fatores”), a motivação das pessoas para o trabalho depende de dois fatores: os higiênicos e os motivacionais.


Fatores higiênicos
Estão relacionados com o meio que o funcionário atua, sendo determinados pela organização. Fazem parte da cultura da empresa (ou de um órgão), e fora do controle dos funcionários. A responsabilidade é apenas da empresa e de sua respectiva cúpula. Tais fatores são necessários para ajustar os colaboradores a seu ambiente, porém não são determinantes para gerarem motivação ou produtividade a longo prazo.
Os fatores higiênicos dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salários, benefícios sociais, política de organização, clima organizacional, possibilidade de crescimento, entre outros.
Segundo a supracitada figura, os ditos fatores são suficientes para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A sua ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador.
Ele escolheu o termo “higiene” exatamente para refletir o seu caráter preventivo e profilático e para mostrar que se destinam simplesmente a evitar fontes de insatisfação do meio ambiente ou ameaças potenciais ao seu equilíbrio.
Também são chamados de fatores insatisfacientes, extrínsecos ou ambientais.

Fatores motivacionais
São fatores que se referem ao trabalhador e não à empresa. Referem-se a conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno das habilidades pessoais, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho, responsabilidade total pelo trabalho, entre outros.
Sua presença produz motivação; já sua ausência não produz satisfação.
O termo motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem um suficiente desafio e significado para o trabalhador.
Também  são chamados de fatores satisfacientes ou intrínsecos.
Alternativa correta: letra "d"

(Chiavenato, Claudia Rodrigues & Walmir Rufino e Wikipedia)

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Preocupado com o baixo desempenho da sua equipe, Rafael, gerente de um órgão público, constatou um alto nível de desânimo e falta de confiança de seus subordinados.

Considerando o modelo de Maslow, assinale a opção que identifica o nível de necessidades dessa equipe.

A) Fisiológicas.
B) De segurança.
C) De autoestima.
D) Sociais.
E) De autorrealização.
Comentários:
Dentre as diversas teorias sobre motivação existentes no mundo da Administração, destaca-se a chamada teoria da hierarquia de necessidades, desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow. Ele, constatando que as necessidades humanas apresentavam diferentes níveis de força, estabeleceu uma hierarquia de necessidades que as classifica em cinco grupos: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização.
 As necessidades fisiológicas são as básicas para manutenção da vida. Referem-se à alimentação, vestimenta, sexo, proteção contra o frio, entre outros. Enquanto não satisfeitas tais necessidades, o indivíduo dará pouca atenção aos próximos níveis de necessidade.
            As necessidades de segurança referem-se à necessidade de estar livre de perigos e da privação das necessidades fisiológicas básicas. Envolvem a preocupação com o futuro, principalmente no que diz respeito à  manutenção do emprego e da propriedade. Só se manifestam, em regra, depois de satisfeitas as necessidades fisiológicas.
            As necessidades sociais se referem às questões como relacionamento com outras pessoas, participação de grupos sociais (seria o caso do happy hour, por exemplo) e serem aceitos neles.
            Após, surgem as necessidades de estima (ou autoestima). Além de participar de um grupo, querem o reconhecimento, tanto pelo grupo social envolvido quanto o seu próprio (amor próprio). É o caso clássico de pregar uma foto de um funcionário na parede e destacá-lo como o “funcionário do mês”. Caso o cidadão só trabalhe e ninguém lhe dê um afago ele pode apresentar várias características, tais como desânimo, desmotivação, baixa autoestima, falta de confiança, entre outros.
            Após tudo isso, surgem as  as necessidades de auto-realização, que se referem à realização do máximo de potencial individual. Aqui, o indivíduo pretende ser aquilo que ele acredita ser capaz de ser. Varia de pessoa para pessoa e não é todo mundo que chega nesse patamar. Um jogador de futebol, por exemplo, tem como sonho pleno ir para uma copa do mundo e ganhar o mundial. Já outro jogador de futebol pode pleitear somente virar um profissional de um grande time. Um terceiro, por sua vez, pode ter como maior sonho jogar na Europa. Não há um padrão só.  Cada um segue o que está na sua cabeça. Chegar ao nível pleno varia de pessoa pra pessoa.       
            Pelo exposto, conclui-se que a alternativa correta é a letra “c”. 
            (Fonte: Antonio Carlos Gil. Gestão de Pessoas, Atlas, SP, 2008)
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     Gabriela, chefe da área de produção de uma empresa industrial, costuma repetir que o papel de um líder é definir o que, como, onde e quem deve fazer o trabalho. Segundo ela, chefe é pago para mandar e subordinado para obedecer e executar.
     Pelo comportamento de Gabriela, pode-se afirmar que seu estilo de liderança é o :
     a) liberal.
     b) autocrático.
     c) democrático.
     d) situacional.
     e) contingencial.


     Comentários:
     As atitudes de Gabriela são típicas de uma líder autocrática.
     O estilo autocrático, segundo Chiavenato (Gerenciando Pessoas, Makron Books), apresenta as seguintes características:
     - apenas o líder decide e fixa as diretrizes sem qualquer participação do grupo;
     - o líder determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, à medida que se tornam necessárias e de maneira imprevisível para o grupo;
     - o líder determina qual a tarefa que cada um deverá executar e qual o seu companheiro de trabalho;
     - o líder é pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
     A liderança autocrática dá ênfase ao líder. Do contrário, a liderança democrática dá mais atenção aos subordinados. E a liderança democrática dá ênfase tanto ao líder quanto aos subordinados.
     Alternativa correta: letra "b"
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     São características do planejamento estratégico:
     A) visão de longo prazo e abrangência de toda a organização.
     B) envolvimento de todas as áreas e visão de curto prazo.
     C) visão de curto prazo e abrangência de toda a organização.
     D) foco nas rotinas e visão de médio prazo.
     E) foco no longo prazo e abrangência restrita a cada área.
     Comentários:
     O planejamento pode ser:
     - estratégico: caracterizado por visão de longo prazo, organização vista como um todo, decisões de cúpula, orientação para o futuro e diversidade de interesses;
     - tático: abrange as políticas, investimentos obtenção de recursos etc. Geralmente envolve os planos de produção, financeiro, de marketing, de recursos humanos e mercadológico, e trabalha com visão de médio prazo;
     - operacional: está ligado à formalização de metodologias e procedimentos, ficando responsável por planos de ação ou operacionais. Os níveis organizacionais mais baixos o conduzem. Visão de curto prazo.
     Alternativa correta: letra a
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Considerando o modelo SWOT, um cenário que combina oportunidades com pontos fortes requer da empresa uma política de:
A) manutenção.
B) saída.
C) ação defensiva.
D) ação ofensiva.
E) desinvestimento.
Comentários:
- ameaça x pontos fracos = sobrevivência
- ameaça x pontos fortes = manutenção
- oportunidades x pontos fracos = crescimento
- oportunidades x pontos fortes = desenvolvimento (ou ação ofensiva)
Alternativa correta: letra "d"
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Sobre os conceitos de missão e visão organizacional, é correto afirmar que:
A) o primeiro declara o que se deseja ser no futuro e o segundo a razão de sua existência.
B) o primeiro declara as virtudes e o segundo o que se deseja ser no futuro.
C) o primeiro fala da sua razão de existir e o segundo declara o que a organização quer ser no futuro.
D) o primeiro fala da sua razão de existir e o segundo dos objetivos de curto prazo.
E) o primeiro fala dos objetivos de curto prazo e o segundo declara suas virtudes.
Comentários:
Na missão de uma empresa (ou de um órgão) deve ser estabelecida sua razão de existir, bem como seu posicionamento estratégico. Já na visão organizacional, estabelece-se o que a empresa/órgão quer ser em um futuro próximo ou distante (como estaremos no longo prazo).
Alternativa correta: letra "c"
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Mais algumas questões da mesma prova


Segundo Porter, a estratégia da liderança em custo exige:
a) grandes investimentos em publicidade e assistência técnica.
b) controle rígido de despesas e investimento em P&D
c) altos investimentos em publicidade e parceria com fornecedores.
d) variedade de produtos e altos investimentos em publicidade.
e) instalações em escala eficiente e redução de despesas.
Gabarito: letra "e"


A reengenharia enfatiza:
a) a estrutura organizacional.
b) a produção em massa.
c) os departamentos.
d) os processos.
e) as normas e os procedimentos.
Gabarito: letra "d"


É característica do modelo burocrático de organização, EXCETO:
a) caráter legal das normas e dos procedimentos.
b) centralização das decisões.
c) capacidade de adaptação.
d) falta de iniciativa.
e) impessoalidade nas relações.
Gabarito: letra "c"


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