(VUNESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - ADMINISTRADOR - 2013)
O método de avaliação de desempenho que consiste em um conjunto de frases descritivas (4 ou 5 frases em cada conjunto) que focalizam determinados aspectos do comportamento ou da função exercida pelo avaliado das quais ele deve escolher uma, ou no máximo duas, em cada conjunto, chama-se método
(A) das escalas gráficas.
(B) da escolha forçada.
(C) dos incidentes críticos.
(D) da pesquisa de campo.
(E) das listas de verificação.Comentário:
A
questão se refere ao método da escolha
forçada (b). Trata-se de um método
de avaliação que consiste na distribuição forçada dos funcionários em grupos
predefinidos de desempenho.
Como é feito: há um bloco composto
de duas ou mais frases, onde o avaliador deve selecionar somente uma ou no máximo duas entre aquelas que
mais se aproxima da atuação do avaliado; existem duas frases com significativo
negativo e duas com positivo dentro de cada bloco; já o avaliador deve escolher
a frase mais adequada e a menos adequada para descrever o desempenho do avaliado;
e em cada bloco existem quatro fases com avaliações positivas e o avaliador
deve selecionar as que mais se adequam ao desempenho profissional do avaliado.
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(VUNESP –
Universidade Federal do ABC – Administrador – 2013) As
formas tradicionais utilizadas na Avaliação de Desempenho têm, paulatinamente,
cedido lugar a novas tendências para avaliar o desempenho dos funcionários. Em
uma dessas novas tendências, recorre-se à avaliação a partir de diversos pontos
de vista, vindos de pares, subordinados, chefes imediatos e mediatos, e mesmo
fornecedores e clientes. Esse modelo de avaliação se tornou conhecido como
avaliação
(A) Top-down.
(B) de resultados.
(C) 360 graus.
(D) Bottom-up.
(E) de metas.
Comentário:
A questão se refere ao método de 360 graus (c).
Tal avaliação é feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma interação com o avaliado. Participam da avaliação o chefe, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores, enfim, todas as pessoas em torno do avaliado, em uma abrangência de 360º. (Chiavenato)
A questão se refere ao método de 360 graus (c).
Tal avaliação é feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma interação com o avaliado. Participam da avaliação o chefe, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores, enfim, todas as pessoas em torno do avaliado, em uma abrangência de 360º. (Chiavenato)
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(VUNESP –
Universidade Federal do ABC – Administrador – 2013) O
diagnóstico que tem por objetivo a avaliação das condições de produção e de
produtividade da organização, bem como dos aspectos de comportamento humano e
relacionamento interpessoal, para dar início ao planejamento para superação dos
gaps por meio da capacitação dos funcionários, é a fase chamada de
(A) análise de demanda de mão de
obra.
(B) levantamento das
necessidades de mão de obra.
(C) análise da oferta de cursos
no mercado.
(D) diagnóstico da força de
trabalho.
(E) levantamento das
necessidades de treinamento.
Comentário:
Para
Chiavenato, o treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro
etapas: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.
Trata
o diagnóstico do levantamento das necessidades de treinamento a serem
satisfeitas.
O
levantamento das necessidades de treinamento representa uma avaliação das
condições de produção e de produtividade de uma organização/empresa, bem como
dos aspectos de comportamento humano e relacionamento interpessoal.
Alternativa
correta: letra “e”
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