quinta-feira, 1 de maio de 2014

QUESTÕES


(VUNESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - ADMINISTRADOR - 2013)
O método de avaliação de desempenho que consiste em um conjunto de frases descritivas (4 ou 5 frases em cada conjunto) que focalizam determinados aspectos do comportamento ou da função exercida pelo avaliado das quais ele deve escolher uma, ou no máximo duas, em cada conjunto, chama-se método

(A) das escalas gráficas. 
(B) da escolha forçada. 
(C) dos incidentes críticos. 
(D) da pesquisa de campo. 
(E) das listas de verificação.
Comentário:
A questão se refere ao método da escolha forçada (b). Trata-se de um método de avaliação que consiste na distribuição forçada dos funcionários em grupos predefinidos de desempenho.
Como é feito: há um bloco composto de duas ou mais frases, onde o avaliador deve selecionar somente uma ou no máximo duas entre aquelas que mais se aproxima da atuação do avaliado; existem duas frases com significativo negativo e duas com positivo dentro de cada bloco; já o avaliador deve escolher a frase mais adequada e a menos adequada para descrever o desempenho do avaliado; e em cada bloco existem quatro fases com avaliações positivas e o avaliador deve selecionar as que mais se adequam ao desempenho profissional do avaliado.
 
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(VUNESP – Universidade Federal do ABC – Administrador – 2013) As formas tradicionais utilizadas na Avaliação de Desempenho têm, paulatinamente, cedido lugar a novas tendências para avaliar o desempenho dos funcionários. Em uma dessas novas tendências, recorre-se à avaliação a partir de diversos pontos de vista, vindos de pares, subordinados, chefes imediatos e mediatos, e mesmo fornecedores e clientes. Esse modelo de avaliação se tornou conhecido como avaliação
(A) Top-down.
(B) de resultados.
(C) 360 graus.
(D) Bottom-up.
(E) de metas.
Comentário:
A questão se refere ao método de 360 graus (c).
Tal avaliação é feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma interação com o avaliado. Participam da avaliação o chefe, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores, enfim, todas as pessoas em torno do avaliado, em uma abrangência de 360º. (Chiavenato)
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(VUNESP – Universidade Federal do ABC – Administrador – 2013) O diagnóstico que tem por objetivo a avaliação das condições de produção e de produtividade da organização, bem como dos aspectos de comportamento humano e relacionamento interpessoal, para dar início ao planejamento para superação dos gaps por meio da capacitação dos funcionários, é a fase chamada de
(A) análise de demanda de mão de obra.
(B) levantamento das necessidades de mão de obra.
(C) análise da oferta de cursos no mercado.
(D) diagnóstico da força de trabalho.
(E) levantamento das necessidades de treinamento.
Comentário:
Para Chiavenato, o treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.
Trata o diagnóstico do levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas.
O levantamento das necessidades de treinamento representa uma avaliação das condições de produção e de produtividade de uma organização/empresa, bem como dos aspectos de comportamento humano e relacionamento interpessoal.
Alternativa correta: letra “e”


 




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