sexta-feira, 13 de junho de 2014

Questões gabaritadas FUNCAB - Polícia Rodoviária Federal - Agente Administrativo - 2014


1) Nos chamados Trinta Anos Gloriosos (1945-1973) e em parte dos anos 1980. a burocracia weberiana constituiu-se em modelo de boa parte das administrações públicas dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Não obstante. energia a necessidade de uma administração pública menos hierárquica e mais flexível, sobretudo no que diz respeito à qualidade do serviço prestado ao cidadão. Dentre as causas desse processo de transição para uma administração pública gerencial, é correto destacar:

A) as possibilidades insuladas com o advento ' das tecnologias de informação.

B) as pressões por menor competitividade devido à globalização.

C) o enfraquecimento de uma visão liberal de governança pública.

D) as preocupações deletérias da sociedade com ética, transparência e inimputabilidade dos dirigentes e políticos.

E) a crise das finanças públicas devido a déficits acumulados e a mudanças demográficas em curso.

 

2) A Administração de Desempenho consiste na ' avaliação de desempenho de ' indivíduos e times da organização e no encaminhamento de .soluções ou recompensas para os resultados detectados. Com relação aos aspectos e ações referentes à avaliação de desempenho. assinale a alternativa correta.

A) Pactuar resultados a serem atingidos. individualmente, por todos os gerentes, com regras claras sobre punições e eventuais prorrogações.

B) Implementar programas de ônus por resultados, com explicações claras e critérios bem definidos para a concessão.

C) Definir e compartilhar objetivos e metas de cada área da organização. de acordo com os planos e orçamentos operacionais.

D) Alertar, formalmente, ' profissionais com insuficiência de desempenho não justificada sobre urgências na modificação de condutas.

E) Cooptar colaboradores para capacitação. se detectadas .necessidades de complementação em outras empresas públicas.

 

3) As pessoas que trabalham em um ambiente justo costumam alcançar resultados melhores, atingindo melhores metas, quando Comparadas com aquelas que convivem em ambientes considerados injustos, Uma das formas de se aproximar de um ambiente justo é a comunicação de mão dupla, que é constituída de três princípios para a percepção de Justiça. O princípio que busca assegurar que todos os envolvidos entendam os motivos das decisões finais e o raciocínio que conduziu a elas é denominado:
    A)compartilhamento.
    B) engajamento.
    C) expectativa clara.
    D) convencimento.
    E) explanação.

 

4) Um quesito de fundamental importância para uma liderança eficaz é o poder, ou seja, a habilidade de influenciar pessoas. Existem várias abordagens sobre as fontes de poder dos líderes nas organizações. A fonte que decorre do fato de que o líder possui certas habilidades e conhecimentos, o que faz com que as pessoas busquem obter vantagens deles, é denominada poder:

  1. de competência.
  2. sobre recomensas.
  3. de coerção.
  4. legítimo.
  5. de referência.

Comentários:
Peço licença para colocar um fragmento da aula do Professor Carlos Xavier:

(...) sob determinada ótica, as lideranças exercem, de fato, determinado tipo de poder sobre as pessoas para influenciá-las.  Geralmente a ênfase é sobre um dos tipos de poder existentes, que podem ser:

1. Poder de recompensa: é o poder de dar alguma recompensa por determinado tipo de comportamento ou meta atingida, servindo como reforço;

2. Poder legítimo: é o poder inerente ao cargo ou função na estrutura organizacional;

3. Poder coercitivo: representa a possibilidade de agir coercitivamente na aplicação de punições, visando eliminar, reduzir ou controlar comportamentos e atitudes indesejados pela organização;

4. Poder de especialização/perito/competência: quando o líder possui algum tipo de especialização para o trabalho, por meio de experiências, conhecimento, talento, etc., essa especialização serve como mecanismo de poder dentro da organização em relação aos liderados.

5. Poder de referência: é um tipo de poder que está diretamente associado ao fato de determinada pessoa (o líder) ser tido como referencia em algum assunto. É a legitimidade do conhecimento detido por uma pessoa e é também associado ao carisma pessoal do líder, afeição e respeito por suas opiniões;

6. Poder de informação: trata-se do poder que se pode exercer por deter informações que orientem processos decisórios, escolhas e que ajudem a organização em determinadas situações. Para que haja esse poder, a informação detida pelo líder tem que ser pouco ou nada conhecida.

Alternativa correta: letra "a"
 

5) Na Administração de Recursos Humanos, as decisões no processo de seleção referem-se a quais candidatos contratar. Existem vários instrumentos de seleção. O instrumento de seleção que mede a capacidade intelectual, a compreensão verbal e a aptidão numérica é denominado teste de:

  1. personalidade.
  2. proficiência.
  3. desempenho.
  4. aptidão fisiológica.
  5. habilidade cognitiva.

 

6) As funções básicas dos gestores públicos e privados são praticamente idênticas. No entanto, os dirigentes das organizações públicas são obrigados a lutar contra limitações que não são encontradas nas atividades comercial e industrial. É possível estabelecer uma série de distinções entre as gestões pública e privada, sob aspectos políticos, econômicos e organizacionais.  Assinale a alternativa em que consta uma característica de organização pública sob o aspecto econômico e uma característica de organização privada sob o aspecto potico, respectivamente.

A) maior autonomia gerencial / organização competitiva.

B) produto em grande parte não mensurável / autonomia decisória.

C) gerentes não assumem riscos próprios / orientada para o lucro.

D) rentabilidade vital para a sobrevivência / 'gerências mais esveis.

E) muito afetada por forças externas / orientada para o bem-estar social.

 

Gabarito: 1-e; 2-d; 3-e; 4-a; 5-e; 6-b

Nenhum comentário:

Postar um comentário