1)
Nos chamados Trinta Anos Gloriosos (1945-1973) e em parte dos anos 1980. a burocracia weberiana
constituiu-se em modelo de boa parte das administrações
públicas dos países da OCDE (Organização para a
Cooperação e Desenvolvimento
Econômico). Não obstante. energia a necessidade de uma administração pública
menos hierárquica e mais flexível,
sobretudo no que diz
respeito à qualidade do serviço prestado ao cidadão. Dentre
as causas desse processo de transição
para uma administração pública gerencial, é correto
destacar:
A) as
possibilidades insuladas com o advento ' das
tecnologias de informação.
B) as
pressões por menor competitividade devido
à globalização.
C) o enfraquecimento
de uma visão liberal de governança pública.
D) as
preocupações deletérias da sociedade com
ética, transparência e inimputabilidade dos dirigentes
e políticos.
E) a
crise das finanças públicas devido a déficits acumulados
e a mudanças demográficas em curso.
2)
A Administração de Desempenho consiste na
' avaliação de desempenho de ' indivíduos
e times da organização e no encaminhamento de .soluções ou recompensas para os resultados detectados. Com
relação aos aspectos e ações referentes à avaliação de desempenho. assinale
a alternativa correta.
A) Pactuar
resultados a serem atingidos. individualmente, por todos os gerentes, com
regras claras sobre punições e eventuais
prorrogações.
B) Implementar
programas de ônus por resultados, com explicações claras e critérios
bem definidos para a concessão.
C) Definir
e compartilhar objetivos e metas de cada área
da organização. de acordo com
os planos e orçamentos operacionais.
D) Alertar, formalmente,
' profissionais com insuficiência
de desempenho não justificada sobre urgências
na modificação de condutas.
E) Cooptar
colaboradores para capacitação. se detectadas .necessidades de complementação em outras empresas públicas.
3)
As pessoas que trabalham em um ambiente justo costumam alcançar resultados
melhores, atingindo melhores
metas, quando Comparadas com aquelas
que convivem em ambientes considerados injustos, Uma
das formas de se aproximar de um ambiente justo é
a comunicação de mão dupla, que é constituída
de três princípios para a percepção de Justiça. O princípio que busca
assegurar que todos os envolvidos entendam os motivos das
decisões finais e o raciocínio que conduziu a elas é denominado:
A)compartilhamento.B) engajamento.
C) expectativa clara.
D) convencimento.
E) explanação.
4)
Um quesito de fundamental importância para uma liderança
eficaz é o poder, ou seja, a habilidade de influenciar pessoas. Existem
várias abordagens sobre as fontes de
poder dos líderes nas organizações. A fonte que decorre do fato de que o líder
possui certas habilidades e conhecimentos, o que faz com que
as pessoas busquem obter vantagens deles, é denominada
poder:
- de competência.
- sobre recomensas.
- de coerção.
- legítimo.
- de referência.
Comentários:
Peço licença para colocar um fragmento da aula do Professor Carlos Xavier:
(...) sob determinada ótica, as
lideranças exercem, de fato, determinado tipo de poder sobre as pessoas para
influenciá-las. Geralmente a ênfase é
sobre um dos tipos de poder existentes, que podem ser:
1. Poder de recompensa: é
o poder de dar alguma recompensa por determinado tipo de comportamento ou meta
atingida, servindo como reforço;
2. Poder legítimo: é o
poder inerente ao cargo ou função na estrutura organizacional;
3. Poder coercitivo: representa
a possibilidade de agir coercitivamente na aplicação de punições, visando
eliminar, reduzir ou controlar comportamentos e atitudes indesejados pela
organização;
4. Poder de
especialização/perito/competência: quando o líder possui algum tipo de
especialização para o trabalho, por meio de experiências, conhecimento,
talento, etc., essa especialização serve como mecanismo de poder dentro da organização
em relação aos liderados.
5. Poder de referência: é
um tipo de poder que está diretamente associado ao fato de determinada pessoa
(o líder) ser tido como referencia em algum assunto. É a legitimidade do
conhecimento detido por uma pessoa e é também associado ao carisma pessoal do
líder, afeição e respeito por suas opiniões;
6. Poder de informação: trata-se
do poder que se pode exercer por deter informações que orientem processos
decisórios, escolhas e que ajudem a organização em determinadas situações. Para
que haja esse poder, a informação detida pelo líder tem que ser pouco ou nada
conhecida.
Alternativa correta: letra "a"
5)
Na Administração de Recursos Humanos, as
decisões no processo de seleção referem-se a
quais candidatos contratar. Existem vários instrumentos de seleção. O instrumento
de seleção que mede a capacidade intelectual, a
compreensão verbal e a aptidão numérica é denominado teste de:
- personalidade.
- proficiência.
- desempenho.
- aptidão fisiológica.
- habilidade cognitiva.
6)
As funções básicas dos gestores públicos
e privados são praticamente idênticas. No
entanto, os dirigentes das organizações públicas são obrigados
a lutar contra limitações que não são
encontradas nas atividades comercial e industrial.
É possível estabelecer uma série de distinções
entre as gestões pública e privada, sob
aspectos políticos, econômicos e
organizacionais. Assinale
a alternativa em que consta
uma característica de organização
pública sob o aspecto econômico e uma característica
de organização privada sob o aspecto político, respectivamente.
A) maior
autonomia gerencial / organização
competitiva.
B) produto
em grande parte não mensurável / há autonomia decisória.
C) gerentes
não assumem riscos próprios / orientada para o lucro.
D) rentabilidade
vital para a sobrevivência / 'gerências
mais estáveis.
E) muito
afetada por forças externas / orientada para o bem-estar social.
Gabarito: 1-e;
2-d; 3-e; 4-a; 5-e; 6-b
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