O desempenho satisfatório das equipes, advindo da existência de uma sinergia positiva, está relacionado a
A) um clima de desconfiança e constante competitividade.
B) existência de lideranças que sejam autoritárias e ineficazes.
C) não existência adequada e tempestiva de recursos, tais como informação e pessoal.
D) formação de grupos em que os membros não devam utilizar seus melhores talentos.
E) sistema de avaliações, desempenho e recompensas que reflitam as contribuições da equipe.
Segundo o AURÉLIO, sinergia tem alguns significados: 1. ato ou esforço coordenado de vários órgãos na realização de uma função; 2. associação simultânea de vários fatores que contribuem para uma ação coordenada; 3. ação simultânea em comum.
Logo...
Item A - errado. Em todo e qualquer grupo, a União faz a força. Buscar algo em comum não combina com desconfiança. A competitividade é salutar, faz com que você tente superar o seu igual, mas desconfiança não.
Item B - errado. Líder autoritário determina as ações. Ele não está nem aí para o que pensa o seu subordinado. Mais cedo ou mais tarde, alguém pede as contas e o grupo vai ter de se adaptar. Melhor seria um líder democrático.
Item C - errado. Temos um objetivo em comum. Para isso, são necessários recursos (adequados, tempestivos, na medida certa, no momento certo).
Item D - errado. Mais descabido impossível.
Item E - correto. Quando um grupo tem um objetivo, há de seguir todo um trajeto até sua conclusão. Tarefas deverão ser criadas. Após, avaliações de desempenho ocorrem. Tudo nos conformes, alcança-se a excelência. A recompensa pode ser a conclusão ou algo mais.
********************
Os estilos de liderança se desenvolvem em cada gestor de acordo com as características individuais e a cultura das pessoas e da organização. Em relação aos estilos de liderança, é correto afirmar que
A) a liderança autocrática permite total liberdade para as decisões grupais e individuais com a mínima participação do líder.
B) na liderança democrática, o líder fixa as diretrizes e as tarefas que cada um deve executar sem qualquer participação do grupo.
C) os líderes utilizam, na prática, os diferentes estilos de liderança, de acordo com a situação, as pessoas e a tarefa a ser executada.
D) as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder, quando o estilo de liderança é autocrático.
E) a dominação e a pessoalidade nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro é um característica do estilo de liderança liberal.
Item a - errado. A liderança autocrática está centra na figura do líder, que fixa as diretrizes, centraliza o poder e toma as decisões. Ele é o cara. Nessa liderança, não há espaço para os subordinados.
Item b - errado. Na liderança democrática (também chamada de liderança participativa), o líder esboça as diretrizes e debate com o grupo, incentivando a participação de toda a equipe nas decisões.
Item c - correto. É o que ocorre na vida real.
Item d - errado. Não há espaço para debates na liderança autocrática. Ele atua no sentido "eu mando e ponto final!".
Item e - errado. No estilo liberal (laissez-faire), os subordinados têm completa liberdade na execução da tarefas e tomada de decisões. A participação do líder é mínima, deixando a coisa correr frouxa. Ele - o líder - não está preocupado em elogiar ou criticar.
*********************
"A motivação está contida dentro das próprias pessoas e pode ser amplamente influenciada por fontes externas aos indivíduos ou pelo próprio trabalho na empresa." (Chiavenato, 1999.)
Constituem-se fatores motivadores, EXCETO:
A) Valorização e realização.
B) Reconhecimento de bom desempenho.
C) Orientação para conclusão de pendências.
D) Trabalhos simples e repetitivos, que se tornam maçantes.
E) Crescimento, desenvolvimento e perspectiva de progressão futura.
Analisando sob o foco da vida prática, verifica-se que o trabalhador (ou o ser humano mesmo) se sente bem e, consequentemente, encorajado para o cumprimento de tarefas quando ocorrem, entre outras, a valorização, realização, reconhecimento, orientação, crescimento, desenvolvimento e perspectivas de progressão futura.
A única coisa que não se encaixa aqui é a letra d: trabalhos simples e repetitivos, que se tornam maçantes, não impulsionam ninguém a lugar nenhum.
Conclusão: a exceção é a letra "d".
*********************
Segundo Kotler (2000), o atendimento ao cliente envolve todas as atividades que facilitam aos clientes o acesso às pessoas certas dentro de uma empresa para receberem serviços, respostas e soluções de problemas de maneira rápida e satisfatória. Para tanto, é necessário que o atendente de uma empresa conheça os seguintes requisitos básicos para um bom atendimento ao cliente, EXCETO:
A) Ouvir para compreender o cliente.
B) Perceber o cliente na sua totalidade.
C) Falar de forma simples, clara e objetiva.
D) Tratar o cliente de forma indiferente ou robotizada.
E) Conhecer suas funções, a empresa, as normas e os procedimentos.
Quanto se atende alguém, seja cliente, seja usuário do serviço público, vários fatores interferem na sua qualidade. Os exemplos mais comuns são: comunicação, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta, objetividade, profissionalismo, etc.
Das alternativas apresentadas, a única que não se encaixa é a letra "d". Um exemplo claro desse atendimento chato, inútil e que deixa qualquer um p... da vida são os existentes em uma certa cadeia de lanchonetes com o empregado do outro lado do balcão falando aquele blá blá blá decorado (e ainda tem de aguentar dar o horário de encerramento e ver fechar a porta na sua cara sem nenhuma cerimônia...). Outro exemplo claro disso são os vendedores de pirâmides monetárias travestidas de marketing de rede. É um tal de "como vai, campeão" e "tenho certeza de que você consegue". Fala sério...
Logo, resposta correta: letra "d"
***********************
"O ciclo de vida de um ____________ é um conjunto de fases do mesmo, geralmente em ordem sequencial, que não se sobrepõem, determinadas pela necessidade de produção e controle da organização. A última fase do ciclo geralmente é a deterioração e morte." Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
A) escopo B) projeto C) produto D) processo E) planejamento
É projeto ou produto?
Peço licença para colocar os dizeres do Professor Gabriel Pacheco (http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=M-DuyWwcD_l93SML1ONLtT5vdBi-eZyFiekdQaUFEs8~): a ideia é a seguinte, um projeto tem inicio e fim bem definidos e se propõe a gerar um produto, serviço ou resultado esperado, ok? (ou seja, singular/único e temporário) Neste caso temos então que um novo produto, ou suas novas versões são o resultado final de um projeto, bem esta é a primeira diferença, ou seja, para criarem um novo modelo de celular (um produto) a empresa fabricante precisou de um projeto que definisse suas funcionalidades, data que o projeto seria iniciado, a equipe que estaria envolvida no desenvolvimento deste novo produto e por ai vai.
Agora uma outra dúvida que não pode persistir de forma alguma é sobre a diferença entre ciclo de vida de projeto e de produto:
- O ciclo de vida de um projeto dura exatamente desde o inicio de projeto até o seu encerramento.
- O ciclo de vida de um produto dura desde a sua concepção (as vezes até antes do inicio do projeto de sua criação existir) até a retirada desde produto do mercado, momento no qual ele não tem mais utilidade ou se encontra ultrapassado tecnologicamente.
Gabarito: letra "c"
Observação: para quem quiser saber mais sobre o ciclo de vida de um produto, ir para(http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-ciclo-de-vida-de-um-produto/11009/)
********************
Nenhum comentário:
Postar um comentário